sábado, 12 de março de 2011

Brasileirão na RedeTV!?

A RedeTV! venceu ontem a licitação pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no período de 2012 a 2014. Com a desistência da Globo e, na última hora, da Record, a RedeTV! pôde oferecer um valor relativamente baixo (R$ 516 milhões) e, sem concorrência, sair vencedora.

Claro que, com a desistência das maiores concorrentes, não é surpresa que a emissora paulista tenha vencido. Surpreende até certo ponto a declaração de executivos da emissora, que afirmam que ofereceriam valor superior a R$ 700 mi caso Globo e Record tivessem participado.

Poder de investimento a RedeTV! já mostrou que tem, tanto que já há algum tempo transmite campeonatos internacionais de grande repercussão. A grande incógnita é quanto ao mercado publicitário. Claro que seus executivos já devem ter em mente programas de arrecadação e de mobilização do grande público. Mas como convencer os clubes?

O Cruzeiro, por exemplo, já se manifestou dizendo que pela questão dos valores aceitaria fechar contrato com a emissora vencedora da licitação. Por outro lado, a grande maioria dos chamados clubes dissidentes ainda acredita que pode obter um valor maior negociando isoladamente.

Me parece óbvio, sobretudo pela desistência da Record, que a licitação não terá validade alguma. Record e Globo travam agora uma batalha "por fora", onde o Clube doas 13 não tem nem como intervir. Cabe ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) avaliar até que ponto esta disputa é lícita.

Ao meu ver a Globo segue como favorita. Não só por ter a preferência entre os clubes, mas também por ter o apoio da CBF e pela vivência de mais de vinte anos transmitindo o maior campeonato do país.