quinta-feira, 3 de março de 2011

Debandada no C13

E então, 24 anos depois, a CBF resolve reconhecer o título brasileiro do Flamengo. Conquistado em 1982, o título era reconhecido como sendo do Sport Clube Recife. Agora a entidade reconhece os dois como campeões. A "mudança de ideia" ocorreu num momento crucial: às vésperas da negociação pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, de 2012 a 2014. Essa foi a grande cartada de Ricardo Teixeira, para que o estopim se acendesse. Teixeira precisava ter o Flamengo ao seu lado.

O todo-poderoso do futebol brasileiro já tinha o apoio do presidente do Corinthians, Andrés Sanchez. Apoio este que rendeu bons frutos ao dirigente corintiano, sendo o principal deles o estádio a ser erguido em Itaquera e que deve pertencer ao Corinthians. Apesar desta e de outras parcerias, Ricardo Teixeira não viu eleito seu candidato à presidência do Clube dos 13 no ano passado. Assim precisou aguardar o início de 2011 para convencer os clubes a seguir os seus interesses.

Tendo ao seu lado os dois clubes de maiores torcidas no Brasil, Teixeira consegue agora atrair outros clubes para o seu lado, com a intenção de rachar o Clube dos 13. Além de Corinthians e Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Santos, Palmeiras, Vitória, Goiás, Cruzeiro, Coritiba e Grêmio já anunciaram que devem negociar seus direitos de transmissão à parte do C13.

A finalidade disso tudo é impedir que a Rede Globo perca o direito de transmissão do campeonato, já que a Record parece disposta a pagar um valor bem acima e vencer a licitação. A Rede Globo, inclusive, já declarou formalmente o abandono da licitação e vai negociar com cada clube isoladamente.

A grande questão é: por qual motivo Ricardo Teixeira e sua corja na CBF tem tanto interesse em que a Rede Globo vença a concorrência? Essa é uma das perguntas que me encarrego de responder para a próxima edição do Contraponto, jornal laboratório do curso de Jornalismo da PUC, onde estudo. E, claro, postarei também aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário