quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Clássico do Século

Barcelona e Real Madrid fizeram mais um grande clássico no Camp Nou. Os falastrões portugueses do Real sairam derrotados, enquanto os discretos craques culés deram show: 5 a 0, fora o baile. E, como Ronaldo havia previsto, não foi de 8. Mas nem precisava.

Algumas considerações a respeito da partida:

*O futebol jogado pelo Barça é algo mágico. Passes precisos, marcação pressão sobre a zaga adversária e, claro, posse de bola excessiva. Toca a bola o jogo todo se precisar. Não bastasse isso, tem talentos individuais de sobra: Xavi, Iniesta, Messi... Não há dúvidas: é a melhor equipe do mundo.

*O time do Real Madrid, que levou de 5, não é um time ruim, óbvio. Além de Cristiano Ronaldo (que sumiu no jogo) em grande fase, o time possui uma organização muito grande. Evoluiu bastante nas mãos de José Mourinho. Nada que fosse páreo para a paciência e inteligência do time catalão.

*Ótima arbitragem. O árbitro Iturralde González foi perfeito em todas as marcações. Procurou amenizar o clima tenso distribuindo alguns cartões, não caiu em simulações e expulsou corretamente Sergio Ramos, que perdeu a cabeça no fim. Com um brasileiro no apito o jogo certamente teria muito mais paralisações.

*Afinal de contas, entre Messi e Ronaldo, quem é o argentino mesmo? Messi é muito mais discreto (na personalidade), tímido até. CR7 tem uma personalidade bem mais, digamos, castelhana que o atual melhor do mundo. Marrento, arrogante e catimbeiro, o português demonstrou muito mais "milonga" na partida. Saiu derrotado.

*Entre os treinadores, da mesma forma, o mais discreto saiu mais sorridente. Aliás, Mourinho nunca havia deixado o campo tão humilhado. Foi a maior derrota de sua carreira. Nem mesmo em times bem mais modestos de sua terra natal, o português havia sofrido tamanho revés.

Obs: Acabei de ver Goiás x Independiente pela final da Copa Sul-americana. Ótima partida para os moldes da América do Sul. Mas vendo tanta bola cruzada na área, tanta dividida no meio-campo, dá uma saudade de ver o Barça jogar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário